Fazer terapia sempre é uma boa pedida
19 janeiro, 2026
Qual é a ideia que você tem sobre fazer terapia?
Bom… se vc faz parte da maioria que compõem o senso comum sobre o que está relacionado a fazer terapia, provavelmente a sua resposta para essa pergunta se encaixa com alguma dessas ideias:
- coisa de louco
- se mostrar ou parecer fraco
- espaço para ter conselhos ou ouvir o que precisa fazer
- um confessionário
- uma conversa paga quando não se tem com quem conversar
- somente para situações de crise
- (a mais clássica de todas) “terapia não é pra mim”
Se você tem pelo menos uma dessas ideias sobre o que é ou o que envolve fazer terapia, então é importante você saber que, atém de estar tremendamente enganado, muito provavelmente pode estar deixando escapar uma das melhores oportunidades de crescimento pessoal e de desenvolvimento que poderia ter.
Quer a prova disso? Então observa essa árvore de raciocínio e para onde os caminhos dela levam:
O ponto central aqui, é que fazer terapia não é só sobre estar ou não bem, se sentir bem ou não consigo mesmo e com os outros. É claro que existem situações que são muito mais evidentes a importância da terapia, como questões emocionais, problemas com relacionamentos, traumas passados, autoestima afetada e saúde mental abalada. Mas até mesmo haver espaço para reflexões sobre a vida ou então aprofundar o quanto conhece sobre si mesmo, se potencializam durante um processo terapêutico e são de enorme importância para um crescimento pessoal e uma vida mais equilibrada. E se haver espaço para reflexões e autoconhecimento já dá importância à terapia, imagina não haver espaço para isso.
Então, se fazer terapia é sempre uma boa pedida, qual é a ideia que vc tem agora sobre iniciar esse processo?